Catuaba Para Que Serve? [ Veja os Benefícios e Como Usar ]

Também conhecida como alecrim-do-campo, catuabinha, catuaba-verdadeira ou catuaba-pau, a catuaba é um ingrediente bastante conhecido na medicina popular brasileira.

Isso porque ela é muitíssimo conhecida por sua ação afrodisíaca, ideal para tratar os problemas da impotência masculina.

O nome científico da planta catuaba é Anemopaegma mirandum e ela pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, tanto pura em cápsulas quanto como ingredientes de outros suplementos.

Mais do que isso, ela também é oferecida em pó, cápsulas, bebidas alcoólicas e in natura mesmo.

Então, se você está mesmo interessado e quer saber um pouco mais sobre a catuaba, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Afinal, para que serve a catuaba?

Catuaba Planta

Um dos benefícios mais conhecidos da catuaba é a sua ação afrodisíaca e estimulante sexual. No entanto, a planta é muito completa e rica em nutrientes que oferecem muitos outros benefícios, tais como ação antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, que pode oferecer uma grande variedade de benefícios para a saúde. Veja:

  • Ajuda a aumentar a energia do corpo
  • Atua aumentando a libido, contribuindo para o tratamento da impotência sexual, visto que possui ação afrodisíaca
  • Age prolongando a ereção em homens, visto que potencializa o fluxo sanguíneo na região genital
  • Ajuda a diminuir os sintomas da depressão e da ansiedade, visto que age no sistema nervoso de forma bem direta
  • Ajuda a melhorar a memória ao passo que diminui o cansaço e o esgotamento mental

Mais do que isso, a catuaba ainda ajuda a aliviar os sintomas da inflamação ou da infecção. Mesmo assim, só deve ser utilizada quando houver orientação médica e também como forma de complementar o tratamento recomendado pelo especialista.

Como usar a catuaba para obter seus benefícios

A primeira coisa que você precisa saber é que a parte que é realmente utilizada da catuaba são suas flores e folhas.

Como já foi explicado, a planta in natura pode ser utilizada para o preparo de chás. No entanto, existe também a possibilidade de usar essa planta em cápsulas, sendo elas unicamente de catuaba ou em suplementos combinados.

Então, vamos ver as formas de usar a catuaba para obter todos os benefícios que ela pode oferecer:

  • Chá

Para preparar um chá de catuaba, você vai precisar de meio litro de água e duas colheres de sopa da planta.

Coloque a água para ferver. Quando atingir fervura, desligue ela e acrescente as cascas de catuaba, deixando a infusão tampada por cerca de 5 minutos.

O passo seguinte é coar e pronto, o seu chá de catuaba já estará pronto para ser tomado.

O mais indicado é sempre tomar em seguida do preparo pois com o tempo o chá vai perdendo suas propriedades.

  • Cápsulas

As cápsulas de catuaba podem ser facilmente encontradas em lojas de suplementos e produtos naturais.

Elas devem ser utilizadas conforme a recomendação do seu médico, embora a maioria dos fabricantes recomende o uso de apenas duas cápsulas de catuaba por dia, sendo uma no almoço e outra no jantar.

  • Bebida alcoólica

A primeira coisa que precisa ser dita é que a concentração da maioria das bebidas alcoólicas feitas com catuaba contam com uma concentração muito baixa da planta. Por isso, para fins medicinais, não se pode afirmar que sejam eficientes.

No entanto, há quem afirme que essa bebida possa ter efeito afrodisíaco. Então, para isso, consuma uma dose antes ou durante as refeições.

Catuaba tem contraindicações ou efeitos colaterais

Catuaba Benefícios

De uma forma geral, os efeitos colaterais da catuaba só se apresentam quando ela é consumida em excesso. Nesses casos, ela afeta especialmente o sistema nervoso, podendo causar sintomas como dores de cabeça, confusão mental, tonturas e até mesmo dificuldade de concentração.

Mais do que isso, o consumo dela em excesso e sem indicação médica, ainda pode causar a irritação do estomago e ocasionar efeitos negativos sobre o desempenho sexual masculino e a libido.

O uso da catuaba é contraindicado para crianças com  menos de 12 anos de idade, para mulheres grávidas, pessoas com glaucoma ou que apresentam pré-excitação ventricular.

O mais indicado é que a planta seja sempre consumida seguindo a orientação de um médico e com o seu acompanhamento, a fim de evitar seus efeitos nocivos.

Uma boa dica para quem deseja seus efeitos afrodisíacos, é procurar os suplementos naturais que o mercado oferece que contém essa planta. Isso porque eles trazem uma ótima combinação de ervas naturais que podem ajudar muito na melhora o desempenho, da ereção e do desejo.

No entanto, opte sempre por aqueles que são aprovados pela ANVISA e que tenham garantia, pois são mais seguros para uso.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a Catuaba, para que serve e como ela pode ajudar a melhorar dia vida!

Leave a Reply