Salsaparrilha [ O que é, Para que Serve e Como Usar a Planta ]

A salsaparrilha é uma planta bastante conhecida por suas finalidades medicinais e o seu nome científico é Smilax áspera. Ela se parece com uma trepadeira, mas possui raízes grossas e folhas ovaladas em formato de lança.

As flores da salsaparrilha são pequeninas e brancas, e os seus frutos são bolinhas vermelhas que contêm muitas sementes dentro.

Essa é uma planta bastante utilizada para fins medicinais, visto que oferece uma grande variedade de propriedades, podendo tratar diversos problemas, incluindo como um afrodisíaco.

Ela pode ser bastante encontrada no sul do país como planta mesmo. No entanto, o pó feito de suas raízes, folhas e flores podem ser facilmente encontrados em qualquer loja de produtos naturais e até em farmácias de manipulação.

Então, se você está querendo conhecer um pouco mais e descobrir detalhes sobre os usos da salsaparrilha, é só continuar a leitura e ver todos os detalhes.

COMPRE PELO MELHOR PREÇO CLICANDO AQUI

Quais os nutrientes da salsaparrilha?

Salsaparrilha para que serve

Pois bem, a primeira coisa que precisa ser dita é que existem muitas espécies de smilax e que elas são todas conhecidas popularmente como salsaparrilha.

Ela é uma planta bastante poderosa, visto que contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais, veja só:

  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Vitamina D
  • Vitaminas do complexo B
  • Ferro
  • Manganês
  • Silício
  • Sódio
  • Cobre
  • Enxofre
  • Zindo
  • Iodo

A raiz dessa planta ainda contém saponinas, que atuam no organismo bloqueando alguns componentes tóxicos e bacterianos que se chamam endotoxinas.

Vale lembrar que as endotoxinas estão comumente presentes na corrente sanguínea de pessoas que possuem doenças autoimunes, como é o caso da artrite reumatoide e psoríase.

COMPRE PELO MELHOR PREÇO CLICANDO AQUI

Para que serve a salsaparrilha?

Como já foi explicado, a salsaparrilha possuo uma grande variedade de vitaminas e minerais. Mais do que isso, ela inda tem ação antioxidante, anti-inflamatória, depuradora do sangue, e muito mais.

Assim, ela pode ser utilizada para as seguintes finalidades:

  • Ajuda no tratamento da gota, visto que contribui para a eliminação do ácido úrico em excesso
  • Ajuda a aliviar os sintomas da artrite reumatoide, podendo ser usada como coadjuvante por causa de sua ação anti-inflamatória
  • Atua estimulando a produção e também a liberação da urina
  • Ajuda a combater infecções
  • Contribui para a recuperação muscular e também pode ser utilizada em bebidas naturais energéticas

Mais do que isso, a salsaparrilha também pode ser utilizada como afrodisíaco, mas agora vamos falar um pouco melhor sobre isso.

Vantagens para a vida sexual saudável

Há muitos anos que a salsaparrilha é utilizada como uma poderosa planta afrodisíaca, visto que tem poder estimulante que pode ser benéfico para o desejo sexual.

No entanto, ela também é bastante utilizada no tratamento de problemas como a sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis no mundo todo.

Mais do que isso, ela também oferece outros benefícios relacionados ao tratamento de outras questões sexuais. Estudos mostram que a salsaparrilha é uma planta poderosa, que também pode ser utilizada para tratar, por exemplo, a impotência sexual masculina.

Isso sem falar que ajuda a acabar com a falta de disposição sexual e libido nas mulheres.

Pulford,o autor desse estudo, ainda fala que a salsaparrilha tem ação esteroide, que é algo que pode ser completamente benéfico para o aumento do desejo sexual, tanto em homens quanto em mulheres.

Obviamente que a eficiência e a eficácia da planta para essa finalidade vão depender muito das condições de saúde sexual de cada um. No entanto, vale ressaltar que, embora os estudos apontem para esses benefícios, eles ainda não foram cientificamente comprovados.

COMPRE PELO MELHOR PREÇO CLICANDO AQUI

Qual a dose indicada de salsaparrilha

Salsaparrilha Como Usar

De uma forma geral, a salsaparrilha pode ser encontrada em lojas de produtos naturais em forma de pó ou em cápsulas, que é feito de suas raízes secas.

Para preparar o chá, a recomendação é usar uma ou duas colheres de sopa das raízes secas em cada xícara de água fervente. Deixe a infusão repousar por cerca de 10 minutos, coe e já estará pronto para beber.

O indicado é tomar um copo desse chá até 3 vezes ao dia para que seja possível obter seus benefícios.

Se você optar pelo uso de cápsulas ou de comprimidos, a dosagem recomendada fica em torno de 0,3 até 2g das raízes por dia.

Vale lembrar que a salsaparrilha também pode ser encontrada à venda em forma de extrato líquido. No entanto, nesse caso, o preparo pode conter traços de álcool, não sendo indicado para algumas pessoas.

Se você escolher essa opção, a indicação é de cerca de 2 a 3 colheres de chá do extrato, por 3 vezes ao dia.

O mais importante é lembrar que nos casos de dúvidas ou de você apresentar algum tipo de problema crônico, a recomendação é sempre procurar um médico, para que o uso seja feito da forma mais segura possível.

Vale ressaltar ainda que, se for utilizada dentro das recomendações, a salsaparrilha não tem efeitos colaterais. Já em excesso, ela pode causar irritações gastrointestinais.

Mais do que isso, o uso de salsaparrilha pode atrapalhar a absorção e alguns medicamentos. É por isso que seu uso deve ser feito isoladamente.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a salsaparrilha, como funciona e quais os benefícios que ela oferece para o organismo. Aproveite!

COMPRE PELO MELHOR PREÇO CLICANDO AQUI

Leave a Reply