Tribulus Terrestris Funciona? [ Saiba o que é, Para Que Serve ]

Para quem nunca ouviu falar, a Tribulus terrestris é uma planta que pertence à família Zygophyllaceae, sendo comum em regiões mais quentes.

A grande popularidade dessa planta aconteceu por causa de suas propriedades afrodisíacas, visto que ela tem uma poderosa ação estimulante sexual.

No entanto, o que se acredita é que ela também pode ajudar a controlar a pressão arterial, favorecer bastante o ganho de massa muscular e diminuir os triglicerídeos.

O que muita gente se pergunta é se todos esse benefícios já foram mesmo comprovados pela ciência e se a planta é realmente tão benéfica quanto dizem.

O fato é que ela vem sendo amplamente utilizada em suplementos e também em forma de cápsulas, com a promessa de inúmeros benefícios para a saúde.

Então, se você está mesmo interessado e quer saber um pouco mais sobre o Tribulus terrestris, continue lendo e descubra todos os detalhes.

Quais os nutrientes do Tribulus terrestris?

Tribulus terrestris funciona

Tribulus terrestris é uma planta bastante rica em nutrientes e conta com uma poderosa substância que se chama protodioscina, que é a principal responsável por seus maiores atributos.

O fato é que estudos mostram que essa substância age no organismo estimulando uma outra, chamada óxido nítrico, que possui efeito vasodilatador.

Assim, estudos que foram realizados em animais mostram que o consumo regular de Tribulus terrestris pode ser muito eficiente na diminuição da pressão arterial.

É por conta dessa mesma ação vasodilatadora que outros estudos mostram que essa planta pode ser extremamente eficiente para a melhora do desempenho sexual, proporcionando uma ereção mais dura e prolongada.

A protodioscona da Tribulus terrestris ainda ajuda a inibir a enzima conversora da angiotensina, que quando é liberada em altas quantidades pode ocasionar o aumento da pressão arterial.

Mais do que isso, a protodioscina ainda age no organismo de forma a estimular o hormônio LH, que fica no testículo masculino. Dessa forma, quando há a estimulação desse hormônio, ocorre um aumento na produção da testosterona, aumentando também a virilidade.

Vale lembrar que todos esses benefícios já são comprovados pela ciência em estudos e em testes com animais, sendo que os seguintes passos serão os estudos também em humanos.

Benefícios da Tribulus terrestris

Como já foi explicado, a Tribulus terrestris é uma planta que pode oferecer uma grande variedade de benefícios para quem o consome. Então, vamos conhecer a seguir quais são esses benefícios que já foram comprovados pela ciência:

  • Ereção mais duradoura

Esse é um dos poucos benefícios da Tribulus terrestris que já foram constatados em humanos por meio de estudos, portanto, é garantido que ela tem o poder de proporcionar uma ereção mais duradoura.

O motivo disso, possivelmente, é a ação vasodilatadora que tem a protodioscina, que também atua no organismo elevando os níveis de testosterona. Juntas, essas ações são a receita do sucesso para uma ereção mais potente e durável.

  • Aumenta a libido

Não é para menos que a Tribulus terrestris é considerada uma planta afrodisíaca, sendo utilizada em diversos suplementos estimulantes sexuais.

As pesquisas realizadas com a planta em seres humanos também mostraram que ela promove o aumento do desejo sexual ou libido, mesmo que o aumento da testosterona ainda não tenha sido comprovado.

O que se acredita é que essa planta promova um aumento transitório do hormônio masculino, o que é suficiente para aumentar a libido, mas acaba dificultando a constatação nas pesquisas.

  • Aumenta a fertilidade

Para completar o combo de virilidade, a Tribulus terrestris ainda ajuda a melhorar o desenvolvimento dos espermatozoides nos homens e melhora a ovulação nas mulheres, sendo uma grande aliada da fertilidade.

  • Diminui a pressão arterial

Estudos mostram que a planta pode contribuir para a diminuição da pressão arterial e isso acontece por dois motivos.

Primeiramente, a redução da pressão acontece porque a protodioscina age estimulando a liberação de óxido nítrico, que possui ação vasodilatadora.

Mais do que isso, ela também inibe a ação da enzima conversora da angiotensina, que é responsável ao aumento da pressão arterial quando produzida em níveis elevados.

É por causa da combinação desses dois métodos de ação que a Tribulus terrestris pode contribuir para uma melhora da pressão arterial.

  • Ajuda no controle os triglicerídeos

Pesquisas realizadas em animais mostram que o consumo dessa planta pode ajudar a promover o controle dos triglicerídeos em ratos. Mesmo assim, a ciência ainda desconhece qual é o mecanismo que faz com que isso aconteça no organismo.

  • Ganho de massa muscular

Embora a Tribulus terrestris seja amplamente conhecida por causa dos seus efeitos afrodisíacos e estimulantes sexuais, estudos em animais mostram que ela também pode contribuir para o ganho de massa muscular.

Como consumir Tribulus terrestris?

Tribulus terrestris como usar

Como já foi explicado, atualmente é possível encontrar a Tribulus terrestris tanto como parte de suplementos, como também em cápsulas só com essa substância.

A recomendação é a ingestão de três doses da planta por dia ou de acordo com a recomendação do médico que prescreveu.

Essas cápsulas devem ser ingeridas preferencialmente antes das principais refeições, durante um período de 4 a 6 semanas e depois fazer uma pausa.

Mais do que isso, é essencial ressaltar que não se deve consumir a planta in natura, nem fazer chás com ela. O ideal é o extrato concentrado que vem nas cápsulas mesmo.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a Tribulus terrestris, o que é, para que serve e como pode ajudar o seu organismo!

Leave a Reply